Sindhosba

No mercado contemporâneo é fundamental para as empresas terem os colaboradores motivados e capacitados, para estar à frente dos concorrentes. Em nosso país, diversos setores atravessam um cenário em que falta a mão de obra qualificada, o que impõe a necessidade dos empresários e executivos apostarem em ações próprias para incentivar o desenvolvimento de funcionários.

Uma dessas alternativas é a criação de

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universidades corporativas, ambientes específicos para que o aprendizado seja difundido dentro das organizações. Exemplo disso é a Unidade Corporativa Ahseb, Sindhosba e Febase, a Ucas. O diferencial desta Instituição é a aplicação de cursos voltados à gestão de estabelecimentos especializados em saúde. Hoje a Ucas mantém convênio com a Escola de Administração da UFBA e com a UNIFACS.

Para o presidente do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado da Bahia, o Sindhosba, Raimundo Correia, a Universidade “é uma importante alternativa para que os afiliados invistam na qualificação de seus profissionais”.

Custo

Apesar de ser uma ótima alternativa, a criação de uma universidade corporativa requer um investimento muito alto em recursos financeiros, o que faz com que esta iniciativa seja vista como inviável, na maioria dos casos. Algumas destas unidades de ensino são geradas por órgãos de classe, onde os cursos são oferecidos aos afiliados, a exemplo da Ucas.

“Seria mais difícil se cada estabelecimento montasse sua própria universidade corporativa. Além de ser inviável, pois teríamos praticamente os mesmos cursos, só que em várias unidades. Um custo absurdo para manter a qualificação de empregados”, afirma Correia.

A sacada

Além dos benefícios característicos, as empresas que decidirem pela criação de uma universidade corporativa podem utilizá-la para melhorar a relação com a comunidade, imprensa e demais pessoas envolvidas com a realidade das empresas e instituições de saúde.

Mas, o melhor retorno do investimento nesse tipo de empreendimento está na possibilidade de atrair e reter talentos. “Se o futuro contratado puder escolher entre uma empresa que incentiva seu crescimento e outra que não tem essa preocupação, sabemos que ele prefere optar pela primeira.”, finaliza Raimundo Correia.

Um pouco mais sobre o Sindhosba

O Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado da Bahia (Sindhosba) surgiu em 1988 diante da necessidade da classe patronal da área da saúde se organizar e, assim, facilitar as negociações entre as partes envolvidas nas relações de trabalho. O objetivo da Entidade é propiciar mais espaço ao entendimento nas negociações trabalhistas, tendo missão ser a voz dos estabelecimentos de saúde da Bahia nos pleitos da categoria.

Fonte: Lume/Sindhosba