KIN_1283Os hospitais privados atravessam um momento de crise na visão do presidente do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado da Bahia (Sindhosba), Raimundo Correia. A alta taxa tributária, que chega a 36% do faturamento dessas empresas; a dificuldade de conseguir crédito; e a falta de atualização das tabelas de pagamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e dos convênios são somente alguns dos problemas enfrentados pelo setor.

Estes e outros assuntos foram discutidos, nesta terça-feira (02.09), entre empresários do segmento e a candidata ao Governo da Bahia, Lídice da Mata (PSB), durante o “Café com Política” – ciclo de debates sobre os desafios na área da saúde para os próximos quatro anos. O encontro foi promovido pelo Sindhosba, em parceria com a Associação dos Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia (Ahseb) e a Federação Baiana de Saúde (Febase).

Dentre os compromissos assumidos pela candidata, estão: estimular os governos municipais no fortalecimento do Programa Saúde da Família e identificar em cada região, quais são as principais deficiências na assistência na rede pública para complementá-la através da rede privada.

Prioridade

“O setor privado também é uma preocupação de governo”, reforçou a candidata. Segundo Lídice, é preciso reestruturar a linha de financiamento e garantir aos estabelecimentos de saúde subsídios especiais de longo prazo, além de linhas de crédito que possibilitem o refinanciamento da dívida.

Lídice ainda falou sobre a criação de novos hospitais, em especial, nos municípios de Alagoinhas, Brumado e Santa Maria da Vitória e da necessidade de um maior investimento do governo federal na saúde, já que a verba caiu de 60% para 42%, segundo ela.

A candidata à Deputada Federal, Fabíola Mansur, e a candidata ao Senado Eliana Calmon também participaram do evento e reforçaram o compromisso com a saúde privada no estado da Bahia.

Ciclo de Debates

Desde 2008, o Sindhosba promove encontros entre os candidatos e os associados na véspera das eleições. “As entidades de classe, como é o caso da nossa, não podem se omitir da cena política. E o resultado prático é que o segmento se mostra presente para o meio político”, explica o vice-presidente do Sindhosba, Eduardo Olivaes.
Além de Lídice da Mata, também participarão do ciclo de debates Paulo Souto (DEM) e Rui Costa (PT). As datas ainda estão sendo confirmadas pelos candidatos.

GALERIA DE FOTOS