Nos dias 3 e 4/10 o Hospital Espanhol recebeu as atividades do II Fórum de Relações Trabalhistas que reuniu prestadores de serviços e representantes da área jurídica e da saúde. O evento, cujo objetivo maior era aproximar o Judiciário Trabalhista da realidade das clínicas e hospitais particulares e filantrópicos, foi organizado pelo Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado da Bahia (SINDHOSBA) em parceria com o Sindicato das Santas Casas e Entidades Filantrópicas da Bahia (SINDIFIBA).

Participaram do evento diversas autoridades, entre elas, o presidente eleito que assumirá o Tribunal Regional do Trabalho em novembro, Dr. Valtércio Ronaldo de Oliveira. “Esses eventos trazem uma motivação maior. Todos os segmentos tem que ter conhecimento da nossa legislação e tenho certeza que todos sairão desse fórum com conteúdo suficiente para o aperfeiçoamento profissional”, afirmou o presidente do TRT.

Segundo a presidente do Sindifiba, Laura Queiroz, a instituição filantrópica não poderia deixar de participar do evento. “O Fórum de Relações Trabalhistas é um importante passo para trazer para o debate as questões trabalhistas das instituições de saúde. E nós não poderíamos ficar de fora desse evento”, destacou Laura.
O coordenador técnico do evento, o consultor jurídico do Sindhosba José Jorge Moura Freitas, falou sobre a expectativa do evento. “A principal expectativa foi o estabelecimento do debate entre a Justiça do Trabalho e as Instituições de Saúde sobre os desafios da gestão de pessoas e impactos jurídicos nos estabelecimentos. Conseguimos estabelecer debates produtivos e fazer desse evento um sucesso”, disse.

Para o ano que vem algumas ideias já estão sendo maturadas. “A cada ano conseguimos avançar na construção desse fórum. A nossa ideia é, em 2014, acrescentar mais um dia ao fórum e tratar da área civil”, revelou o presidente do Sindhosba, Raimundo Correia.