O Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado da Bahia (Sindhosba), em parceria com a Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia (Ahseb), promove mais uma atividade do ciclo de palestra com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A Diretora Geral de Regulação, Controle e Avaliação – DRCA, da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS), Marta Rejane Montenegro Batista, volta ao auditório do Sindhosba no dia 19/11/2013, 8h, para falar sobre o Sistema de Regulação, Controle e Avaliação (SISRCA) e Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (CNES).

SISRCA

Criado a partir da portaria de 6 de setembro de 2013, o sistema faz parte do módulo Processamento e Avaliação da Informação, que visa à unificação das funcionalidades existentes nos atuais sistemas de processamento e agrega novas funções que priorizam a qualidade da informação e a responsabilidade do gestor sob a gestão da informação, com programação ambulatorial e hospitalar e controle e avaliação dos dados.

Vai funcionar como cadastro nacional de estabelecimentos de saúde do país e permite identificar os estabelecimentos de saúde do País, públicos ou privados, conveniados ou não com o Sistema Único de Saúde (SUS), além de conter informações cadastrais relativas aos seus recursos físicos e humanos, bem como outras informações fundamentais para a caracterização dos serviços prestados pelos estabelecimentos e gestão do sistema de saúde dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

CNES – Base de informações

Já o CNES, instituído em 03 de outubro de 2000, é base para operacionalizar os Sistemas de Informações em Saúde e propiciar ao gestor o conhecimento da realidade da rede assistencial existente e suas potencialidades, visando auxiliar no planejamento em saúde, em todos os níveis de governo, bem como dar maior visibilidade ao controle social a ser exercido pela população.

O cadastramento disponibiliza também informações das atuais condições de infraestrutura de funcionamento dos Estabelecimentos de Saúde em todas as esferas, Federal, Estadual e Municipal. E, representa um ganho de informações da saúde tanto no aspecto operacional quanto gerencial, na medida em que os dados cadastrais se constituem um dos pontos fundamentais para a elaboração da programação, controle e avaliação da assistência hospitalar e ambulatorial no país, assim como a garantia da correspondência entre a capacidade operacional das entidades vinculadas ao SUS e o pagamento pelos serviços prestados.

“Com esse evento pretendemos melhorar a qualidade no cadastramento de dados dos estabelecimentos privados e diminuir o impacto dos problemas na inserção das informações nesses sistemas para os nossos associados. E, para isso, estamos oportunizando esse espaço para retirar dúvidas e proporcionar o diálogo entre a SMS e os prestadores de serviços”, disse o presidente do Sindhosba, Raimundo Correia.