Foto: Ahseb

Para celebrar os 50 anos da Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia – Ahseb e os 15 anos da Federação Baiana de Saúde – Febase, as entidades da saúde privada realizaram ontem (22), um seminário comemorativo que reuniu gestores da saúde, autoridades da política e representantes da imprensa baiana.

A programação incluiu temas como segurança do paciente, metas e indicadores da área comercial, a contratualização da Lei 13.003, técnicas de coaching e a cobertura da saúde pela imprensa. Destacou-se ainda na programação o debate sobre a jornada 12X36 e a terceirização, que contou com a participação de membros do comitê jurídico da Confederação Nacional de Saúde – CNS e, a conferência aberta ministrada pelo presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, José Carlos Abrahão.

Durante a mesa de abertura do evento o presidente da Ahseb, Ricardo Costa lembrou das ações da associação nesses 50 anos. “A história da Ahseb nada mais é do que a nossa história, a história da saúde no nosso país. Foram 50 anos bem vividos e tentando ao máximo ajudar o segmento da saúde. Para os próximos anos precisamos continuar juntos, a força da Ahseb vem exclusivamente dos seus associados.”, disse Ricardo Costa.

Já o presidente da Febase falou sobre a crise de baixa autoestima que vivencia o setor e destacou a importância da saúde para a economia do país. “Nós hoje respondemos por 9,5% do PIB nacional, quase 1/10 de tudo que produzido neste país. Nós valemos muito e porque ainda temos essa sensação de baixa estima? O que temos que tratar hoje é essa crise da baixa autoestima. Valemos muito pois tratamos da saúde de toda a população brasileira tanto no sistema público quanto no privado. E, temos que cuidar desse sistema porque as nossas próprias vidas dependem dele”, explicou o presidente.

Dificuldades para o crescimento do setor

O secretário estadual da saúde, Fábio Villas Boas, explicou as dificuldades para o crescimento do sistema de saúde.  “Não é possível, com o grau de financiamento atual do sistema de saúde, se fazer expandir rapidamente a cobertura da assistência à saúde do estado da Bahia centrada apenas na iniciativa pública. É preciso ter responsabilidade do crescimento para que ele possa ser sustentável e à medida que a gente cresça nós possamos ser ressarcidos pelo erário, pela União para que nós possamos abrir novos hospitais e dessa forma ir financiando o sistema e ele ir se pagando.”, disse o secretário.

Homenagem ao Sindhosba

Foto: Ahseb

Um dos homenageados da noite, o Sindhosba, foi representado pelo seu presidente, Dr. Raimundo Correia, Vice-Presidente, Eduardo Olivaes e seus diretores. Em seu pronunciamento Dr. Raimundo Correia parabenizou as instituições e lembrou da sua atuação frente a associação dos hospitais. ”Parabenizo a Ahseb e a Febase pela data comemorativa. Eu e o Dr. Sérvulo Dourado vivenciamos essa luta da Ahseb e Sindhosba há mais de 30 anos. O caminho foi longo e é preciso que haja muito desprendimento entre os que se dedicam em prol do associativismo. Eu vivencio o Sindhosba e tenho procurado levar a instituição para dialogar com todas as esferas da sociedade em prol de um setor de saúde melhor”, falou Dr. Raimundo Correia.

O evento foi encerrado com um coquetel para os participantes. Os alimentos arrecadados através da inscrição do evento serão doados ao Grupo de Apoio a Criança com Câncer da Bahia.