O Secretário Municipal da Saúde, José Antônio Rodrigues Alves, participou de uma palestra no dia 16/08 sobre os rumos da saúde privada nos próximos quatro anos. O evento aconteceu no auditório do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado
da Bahia (Sindhosba).
José Antônio apresentou a rede prestadora de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), como está distribuído o serviço dentro da capital baiana, a evolução dos serviços de média e alta complexidade, o Sistema Vida e a execução dos recursos na sua gestão. “Hoje temos 113 Unidades de Saúde da rede própria que agendam consultas e exames. Além disso, temos 328 municípios pactuados que possuem acesso ao módulo de regulação do Sistema Vida”, afirmou o secretário.
Com relação à quitação do débito da antiga gestão da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com as instituições privadas, tema de muitos questionamentos, José Antônio informou que será definido pelo prefeito ACM Neto com a Secretaria Municipal da Fazenda (SEFAZ). “O município gastava mais do que tinha disponível. Nessa gestão conseguimos equilibrar o orçamento e melhorar a execução dos gastos. Além disso, estamos trabalhando para ampliar a oferta dos serviços”, esclareceu José Antônio.
A palestra contou com a participação dos presidentes do Sindhosba, Raimundo Correia; da Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia (Ahseb); Ricardo Costa, da Federação Baiana de Saúde (Febase), Marcelo Brito; além, da vereadora, e integrante da Frente Parlamentar de Saúde, Fabíola Mansur.
Essa ação foi fruto da parceria entre o Sindhosba e a Ahseb em prol de seus associados e filiados. “A realização dessa palestra foi importante porque o Sindhosba conseguiu, mais uma vez, aproximar o prestador de serviço da Secretaria. Hoje os nossos associados puderam esclarecer dúvidas e indicar sugestões diretamente com o Secretário, sem intermediários.”, disse o presidente do Sindhosba.
Segundo Raimundo Correia, já está programada uma palestra para o dia 03/09 com a Diretora Geral de Regulação, Controle e Avaliação – DRCA, da SMS, Marta Rejane Montenegro Batista, sobre o Sistema Vida. “Marta volta ao Sindhosba para dialogar com nosso o associado que ainda tem dificuldade com o Sistema Vida implantado pela prefeitura.”, explicou o presidente.