Sindhosba

Lista é fruto de pesquisa da revista norte-americana Newsweek em parceria com a empresa de dados Statista.

A revista norte-americana Newsweek publicou seu ranking anual dos melhores hospitais do mundo e de cada um dos países participantes da pesquisa. A nível nacional, figura na lista quatro hospitais da Bahia, todos de Salvador. São eles o Hospital Aliança (34º), Hospital Jorge Valente (38º), Hospital Santa Isabel (39º) e Hospital Português (80º).

A pesquisa é feita em parceria com a empresa de dados Statista. A edição de 2024 do World’s Best Hospitals classificou 2.400 hospitais em 30 países ao longo do mundo.

O Hospital Aliança, que fica na Avenida Juracy Magalhães Jr. e está na melhor posição entre os hospitais baianos no ranking, tem 71.21% de score na lista de 113 hospitais selecionados.

O HJV, localizado na Avenida Garibaldi, obteve uma pontuação de 71.05%. Já o Hospital Santa Izabel, em Nazaré, 71.03%. O Hospital Português, na Barra, 68.13%.

No Brasil, quem lidera o ranking é o Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, com 93.26% de pontuação. Na lista global, na qual nenhum hospital baiano aparece, a liderança é a Mayo Clinic, que fica no estado de Minnesota.

A pontuação segue quatro itens de avaliação: uma enquete on-line com mais de 85 mil especialistas em medicina dos 30 países, análise de dados já disponíveis de satisfação de pacientes, métricas de qualidade de tratamento também disponíveis em fontes públicas e a implementação das medidas de desfechos relatados pelo paciente – do inglês PROMs, que são questionários respondidos pelos próprios pacientes, com os sintomas e a qualidade e eficiência do atendimento.

A lista classificou os hospitais dos seguintes países: Alemanha, Arábia Saudita, Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Coreia do Sul, Dinamarca, Emirados Árabes, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Holanda, Índia, Israel, Itália, Japão, Malásia, México, Noruega, Reino Unido, Singapura, Suécia, Suíça, Tailândia e Taiwan.

De acordo com a Newsweek, os países são escolhidos com base em fatores como padrão de vida, expectativa de vida, tamanho da população, número de hospitais e disponibilidade de dados.

Fonte: //www.correio24horas.com.br/minha-bahia/quatro-hospitais-de-salvador-aparecem-em-lista-dos-melhores-do-pais-0324

Publicado em 5 de março de 2024 às 21:15