logo

O diagnóstico precoce ainda é a maior arma contra o câncer de mama, doença responsável por 458 mil mortes por ano, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). No Outubro Rosa, o Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado da Bahia (SINDHOSBA), faz um alerta às mulheres, principais alvos da doença, sobre a importância de realizarem exames periódicos para diminuir a incidência da doença no país.

Testes simples, como apalpar a mama em casa ou notar mudanças nos seios podem ajudar a identificar se existe algo de errado, embora as formas de detecção mais eficazes sejam através do exame clínico e da mamografia, conforme esclarece o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA).

Para o presidente do Sindhosba, Raimundo Correia, o mês de outubro deve ser de reflexão e de sensibilização para que cada vez mais as mulheres atentem para a necessidade de cuidar da saúde, através da prevenção.