Sindhosba

Foi publicado na edição desta quarta-feira (29) do Diário Oficial do Estado novo decreto que flexibiliza o uso de máscaras de proteção. De acordo com a publicação, fica apenas indicado o uso do equipamento em hospitais e demais unidades de saúde como clínicas e Unidades de Pronto Atendimentos – UPAs.

Secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana explica que a medida foi tomada levando em conta o atual estágio da doença no Estado, que aponta para um cenário de queda no número de casos ativos e no número de internados. “Ressaltamos que havendo mudança no cenário da doença, novas medidas podem ser recomendadas, caso tenha necessidade”, afirma.

Roberta Santana pontua ainda que as flexibilizações de medidas são possíveis graças à massificação da imunização, aliada às medidas de enfrentamento adotadas pelo Governo do Estado desde os primeiros dias da pandemia. “É importante que a população se imunize com todas as doses recomendadas. Não podemos deixar de lado a imunização. Hoje, não temos dúvidas sobre a eficácia da vacinação nesse controle. Desde quando as doses começaram a ser aplicadas, as taxas de internações e mortes decorrentes de complicações da Covid-19 caíram de forma considerável”, analisa.

O decreto pontua ainda que permanece obrigatório o uso de máscaras de proteção para indivíduos que estejam apresentando sintomas gripais como tosse, espirro, dor de garganta ou outros sintomas respiratórios, ou que tenham tido contato com pessoas sintomáticas. A obrigatoriedade continua também para indivíduos com confirmação de Covid-19, mesmo que assintomáticos.

 

Fonte: https://www.saude.ba.gov.br/2023/03/29/novo-decreto-flexibiliza-uso-de-mascaras-na-bahia/