A Diretora Geral de Regulação, Controle e Avaliação – DRCA, da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS), Marta Rejane Montenegro Batista, voltará ao Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado da Bahia (Sindhosba) no dia 03 de setembro de 2013, às 8h, para detalhar o Sistema Vida.

Iniciado em 2009 pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o Vida foi construído através de módulos e, tem o objetivo de gerenciar as ações de forma integrada, facilitando o processo de planejamento, monitoração e avaliação dos indicadores de saúde do município.

Durante a palestra Marta vai discutir a operacionalidade do Sistema Vida do ponto de vista gerencial, objetivando o acesso dos prestadores aos relatórios disponibilizados; a questão dos municípios pactuados; e, as cotas de procedimentos estabelecidos na Programação Pactuada Integrada (PPI). Além disso, vai apresentar os municípios e como a SMS regula os serviços ofertados; os procedimentos regulados por Nível de Apuração e a viabilidade da revisão na Ficha de Programação Orçamentária (FPO) por especialidade; bem como a acessibilidade dos prestadores através o Sistema Vida aos serviços ofertados pela rede por Distrito Sanitário.

O evento é fruto da parceria da SMS com o Sindhosba e a Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia (Ahseb). “No último encontro vários associados ficaram com dúvidas e questionamentos a serem feitos a Marta Rejane. Diante disso, ela se colocou a disposição para agendar esse encontro e trazer novos esclarecimentos sobre o Sistema Vida. Para nós é importante porque intermediamos esse diálogo entre o associado e a Secretaria e ajudamos a melhorar a prestação do serviço do nosso filiado/ contribuinte que utiliza o Sistema Vida”, disse Raimundo Correia, presidente do Sindhosba.

Segundo ele, outras palestras podem acontecer a partir dessa parceria. “O canal de diálogo foi aberto e a Secretaria tem se mostrado bastante acessível. Recebemos no dia 16/08 o Secretário Municipal, Dr. José Antônio, e agora Marta Rejane está de volta. Acredito que outras ações podem surgir. Estamos trabalhando para isso. O diálogo é fundamental para ajudar o nosso associado que ainda tem dúvida e necessita de esclarecimento”, informou Raimundo Correia.