Sindhosba

Lucas Melo l Ag. A TARDE

Um novo lote com 40 mil doses de vacinas contra a gripe H1N1 começou a ser distribuído nos postos de saúde de Salvador, na manhã desta sexta-feira, 6. A expectativa é que, até as 14h, 90% das 116 salas de vacinas espalhadas pela cidade, já estejam abastecidas. Uma vez nas unidades de médicas, a vacinas já poderão ser aplicadas nos pacientes de imediato. A ação faz parte da Campanha Nacional Contra Gripe H1N1, que segue até o dia 30 de maio.

A meta da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é proteger pelo menos 80% das 615 mil pessoas que integram o público-alvo formado por idosos (a partir de 60 anos), crianças (de 6 meses a menores de 5 anos), gestantes, puérperas (mulheres que ganharam bebê nos últimos 45 dias), trabalhadores de saúde, portadores de doenças crônicas e população privada de liberdade que residem em Salvador.

Segundo a coordenadora do setor de imunização da SMS, Doiane Lemos, até a manhã desta sexta, 401 mil pessoas já foram vacinadas na capital baiana. O número representa 65% do público-alvo.

Doiana explica também que o Dia Nacional de Mobilização contra a Gripe H1N1, o chamado Dia D de Vacinação talvez não aconteça em Salvador. A mobilização deveria ter sido realizada no dia 30 de abril, mas foi cancelada em algumas cidades baianas, incluindo a capital, por falta de vacina no estoque.

“Consideramos todos dia um dia D. Falta apenas vacinar 15% dos pacientes para alcançar a meta estabelecida. Aí, talvez, não tenhamos um dia D aqui na capital”, argumentou.

Uma outra remessa com doses da vacina será distribuída nos postos de saúde na semana que vem.

Bahia

A vacina que é distribuída em Salvador faz parte de um novo lote que chegou na Bahia nesta quinta-feira, 5. Segundo a  Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), as 840 mil novas vacinas que chegaram representam 24% da remessa total prevista para o estado.

Ainda segundo a Sesab, são 150 mil vacinas destinadas para Salvador (40 mil distribuídas nesta sexta). Com a chegada do penúltimo lote, já são 2,8 milhões de vacinas distribuídas na Bahia, o que representa 89% da remessa total.

Fonte: Jefferson Domingos/Jornal A Tarde