Apresentação de experiências exitosas, reuniões, debates e exposição de produtos/serviços. Esses foram alguns dos ingredientes do II Fórum Nordeste de Gestão em Saúde que aconteceu nos dias 28, 29 e 30 de agosto de 2013, no Centro de Convenções da Bahia.

O fórum foi organizado pela da Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia (Ahseb), Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado da Bahia (Sindhosba) e pela Federação Baiana de Saúde (Febase), em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab). O objetivo foi o de promover a interação entre os dirigentes de hospitais e serviços de saúde da Bahia e do Nordeste; discutir questões da saúde pública e privada; e, apresentar perspectivas econômicas e tendências, aprimorando conhecimentos em gestão.

O tema do evento foi “Competitividade e Sustentabilidade no Setor de Saúde do Nordeste” e teve em sua programação a Convenção das Entidades Privadas (Ahseb, Sindhosba e Febase). A convenção contou com a participação do Presidente da Confederação Nacional de Saúde (CNS), Dr. José Carlos Abrahão, do Secretário Estadual de Saúde, Jorge Solla, e dos presidentes das entidades Ahseb, Sindhosba e Febase.

José Abrahão, que ministrou uma palestra sobre a temática do evento, destacou a importância da realização do fórum. “Eu fico muito feliz com a audácia da realização do fórum. Esse evento já se consolidou dentro dos eventos do calendário de saúde. Quero agradecer a participação neste evento e dizer a vocês que continuem a dar a demonstração de união pela construção de um sistema de saúde melhor, pois só através do diálogo conseguiremos melhorar o sistema de saúde do país”, disse o presidente da CNS.

O Secretário Estadual de Saúde agradeceu a parceria da Ahseb, Sindhosba e Febase na organização do evento e ressaltou a qualidade do evento. “A diversidade do evento e qualificação dos profissionais que estão aqui tornam ainda mais interessante o fórum”.

Participação de autoridades

A abertura oficial do evento teve a participação do Governador da Bahia, Jaques Wagner; do Secretário Estadual da Saúde; do Secretário Municipal da Saúde, José Rodrigues Alves; dos presidentes da Ahseb, Sindhosba e Febase; além, de secretários municipais de saúde da Bahia, deputados federais e estaduais, e vereadores de Salvador.

Wagner destacou a importância da troca de experiências nos três dias. “É uma alegria ver tanta gente envolvida com a saúde da nossa população e se preocupando com gestão, com competitividade, em melhoria do serviço prestado”, disse o governador.

Durante os três dias importantes nomes da saúde participaram do evento, entre eles, o Dr. Antônio Eduardo Antonietto Junior, gerente de relacionamento Médico do Hospital Sírio- Libanês; e, o Dr. Eduardo Borges, presidente da Rede Labforte.

Atrações

Um dos “carros-chefe” do fórum foi o Hotelaria Hospitalar Fashion Day, um desfile de moda assinado pela estilista e empresária Angela Scussel, promovido pela IV Jornada Baiana de Hotelaria Hospitalar que trouxe uma programação focada nas tendências da moda hospitalar, ações de sustentabilidade e educação continuada. O evento apresentou as novas tendências dos uniformes hospitalares com tecidos tecnológicos e antibacterianos. Além desse, o II Encontro Nordeste de Profissionais de Comunicação em Saúde e II Encontro de Direito Aplicado do Segmento de Saúde, com o debate sobre o Ato Médico, atraiu os participantes.

Segundo Raimundo Correia, presidente do Sindhosba, esse evento foi um marco na gestão da área de saúde. “Durante esses três dias tivemos a participação de profissionais gabaritados que desenvolveram atividades e deixaram grandes contribuições para todos que participaram do evento. O Fórum Nordeste de Gestão em Saúde, que veio tímido, no ano passado, é hoje uma referência. Agradecemos a todos que participaram e tornaram desse evento um sucesso”, agradeceu Raimundo Correia.