Em 2015, ano que a crise hídrica e de energia elétrica atingiram vários estados no País, os hospitais membros da Anahp (Associação Nacional de Hospitais Privados) já vinham trabalhando para reduzir seus índices de consumo.

O índice de uso de água por leito, levantado no final de 2015, foi de 24 metros cúbicos, o que indica uma redução de 8% em relação ao ano anterior, segundo o Observatório Anahp 2016. A queda de consumo de energia elétrica foi ainda maior: de 21,2% em 2015 em relação a 2014 – com uma média de consumo anual de energia por leito de 2.252,30 KW/h, em 2015, contra 2.859,15 KW/h, em 2014.

O anuário, referência de informações para o mercado hospitalar no Brasil, reúne indicadores econômico-financeiros, operacionais, de gestão de pessoas, qualidade dos hospitais membros e de sustentabilidade – com o objetivo de contribuir para o equilíbrio ecossistêmico, o desenvolvimento social e a viabilidade da atividade econômica das prestadoras de serviços de saúde.

O uso sustentável de água nas instalações de saúde e a redução dos custos desse insumo faz parte da pauta de iniciativas da Anahp, que criou um Grupo de Trabalho de Práticas de Sustentabilidade, com o intuito de estimular e compartilhar as boas práticas alcançadas nos hospitais associados.

O Observatório Anahp 2016 será lançado no próximo dia 17 de maio e estará disponível – em português e inglês -para consulta e download no site da entidade: www.anahp.com.br

Anahp

Criada em 2001, a Anahp conta hoje com 80 associados entre hospitais e empresas especializadas em Home Care e representa instituições reconhecidas pela certificação de qualidade e segurança no atendimento hospitalar. A Anahp tem função estratégica no desdobramento de temas fundamentais para a sustentabilidade do sistema, além de promover ações que transcendem os interesses das instituições associadas, a fim de contribuir para a reflexão sobre o papel da saúde privada no Brasil.

Em 2015, a receita bruta dos 72 hospitais membros da Anahp atingiu R$ 22,7 bilhões. Hoje, somam mais de 19.768 leitos, sendo 3.979 em UTI

Fonte: Pauta Social – RS/RS: 11/05/2016