LONDRES (Reuters) – As bolsas europeias avançaram nesta terça-feira (17/06), recuperando parte do terreno perdido nas sessões anteriores, uma vez que novos sinais de possível atividade de aquisição impulsionaram ações importantes de saúde e farmacêuticas.

O índice FTSEurofirst 300, que reúne as principais ações do continente, avançou 0,27 por cento, para 1.387 pontos, depois de recuar nas duas últimas sessões da máxima de seis anos e meio de 1.398 pontos alcançada neste mês.

As ações de empresas de saúde como Novo Nordisk e sua rival britânica Shire foram as que mais somaram pontos ao FTSEurofirst 300.

O papel da Shire subiu 3,5 por cento depois que a Reuters noticiou que a empresa contratou o banco de investimentos Citi como consultor, na esperança de receber propostas de aquisição após uma onda de operações no setor de saúde.

O estrategista de ações do Sunrise Brokers Christopher Mellor disse que o setor de saúde é seu preferido para o mês.

A perspectiva de altas margens, lucros melhores e possível atividade de fusões e aquisições tornou o setor atrativo para investidores, disse ele.
“Há mais espaço para fusões e aquisições, em um setor que historicamente tem sido bastante ativo nisso”, disse.

Em LONDRES, o índice Financial Times subiu 0,18 por cento, a 6.766 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX avançou 0,37 por cento, a 9.920 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,58 por cento, a 4.536 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,09 por cento, a 21.996 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,46 por cento, a 11.058 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,11 por cento, a 7.202 pontos.

Fonte: O Globo