O Direito brasileiro vem passando por importantes mudanças nos últimos anos, em especial no âmbito das relações entre empresas e colaboradores. E para debater esse tema tão importante e seus impactos na administração dos prestadores da saúde, o Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado da Bahia (Sindhosba), realiza o II Fórum de Relações Trabalhistas na Área Privada da Saúde do Estado da Bahia, nos dias 3 e 4 de outubro, no Hospital Espanhol, em Salvador. O evento é aberto ao público e as inscrições são feitas através do site www.sindhosba.org.br/forum.

Os passivos trabalhistas são a razão da elevação das despesas nas empresas por causa das custas com ações movidas por colaboradores e ex-funcionários. E no segmento da saúde privada, que é um dos setores da economia que mais impactam no PIB, é importante que os gestores saibam como lidar com estas demandas.

Para o coordenador técnico do evento, o consultor jurídico José Jorge Moura Freitas, “a principal expectativa é o estabelecimento do debate entre a Justiça do Trabalho e as Instituições de Saúde sobre os desafios da gestão de pessoas nos estabelecimentos”, declara. Segundo o advogado, o fórum tem como finalidade aproximar o Judiciário Trabalhista da realidade das clínicas e hospitais particulares e filantrópicos.

Radiografia

O presidente do Sindhosba, Raimundo Correia, afirma que o Fórum se mostrou uma realização importante desde a primeira edição. “Este evento surgiu da necessidade dos gestores da saúde privada em lidar com as causas trabalhistas, que geram passivos significativos para os estabelecimentos. Este tema ganha mais evidência no atual cenário, onde os prestadores particulares estão à beira da crise financeira”, avalia.

“Sem sombra de dúvida, trata-se de um evento necessário, indispensável a quem quer aprimorar conhecimentos sobre as novidades legislativas do direito do trabalho. Administradores hospitalares e lideres de equipes de natureza multidisciplinar, responsáveis pelo atendimento de pacientes, podem participar do Fórum e adicionar mais conhecimento à seus currículos”, declara o vice-presidente do Sindicato das Santas Casas e Entidades Filantrópicas do Estado da Bahia (Sindifiba), Kleydson Batista.

Segunda edição

O II Fórum de Relações Trabalhistas da Área Privada da Saúde do Estado da Bahia é um evento com o objetivo de congregar gestores administrativos, jurídicos e médicos e fomentar a discussão de temas de grande importância e real impacto no cotidiano das organizações, além do aprofundamento de pautas atuais da delicada relação trabalhista em serviços de saúde.

“Os temas que serão tratados nesta edição deste verdadeiro congresso são atuais e relevantes para a administração hospitalar. Assuntos como o cumprimento de sentenças trabalhistas e suas repercussões, terceirização de serviços, assédio moral, entre outros, são de extrema importância para uma gestão de pessoas eficiente nos estabelecimentos privados de saúde”, finaliza

Fonte: Lume/Sindhosba