Sindhosba

Antigamente o estagiário de uma empresa era visto como aquele estudante que levava cafezinho para os colegas e cuidava da copiadora. Mas agora é diferente. “Isso não existe mais ou é muito pouco”, afirma Flávia Queiroz, gerente da Page Talent, especializada no recrutamento de estagiários e trainees.

Para Marcelo Cunha, analista de treinamentos do Nube, especializado na seleção de estagiários, a lei de estágio restringiu abusos, além da própria atitude das empresas. “A lei é muito clara, as atividades devem estar compatíveis com a formação. Além disso, é difícil a empresa investir em um estagiário para que ele faça atividades simples”, diz Cunha.

Hoje o estagiário é visto como um profissional em formação, e o estágio encarado como uma grande porta para o mercado de trabalho. Mas como transformar essa oportunidade em um emprego efetivo ao final do período? Os dois especialistas consultados pelo UOL reuniram dicas.

Seja responsável, esteja disponível e tenha persistência

Shutterstock

Essas dicas valem para qualquer profissional, não só os que estão estagiando, segundo Marcelo Cunha.

Para ele, ser responsável é cumprir prazos e horários, por exemplo. Estar disponível é ter uma atitude positiva diante do que é pedido e proposto. Ter persistência é acreditar na sua capacidade e na daqueles ao seu redor, incluindo na do líder.

Desenvolvimento depende do estagiário

Thinkstock

Para Flávia Queiroz o estagiário tem de lembrar sempre que o desenvolvimento depende dele mesmo.

“Muitos candidatos a estágios me perguntam o que a empresa tem para oferecer. Ainda que ela ajude, assim como o gestor, está mais na mão do estagiário, como ele vai procurar se desenvolver”, afirma Flávia Queiroz.

Não abrace o mundo

Getty Images

A vontade de mostrar trabalho e conseguir chamar atenção pode levar o estagiário a aceitar mais tarefas do que é capaz de entregar.

Se as tarefas designadas são simples e já estão dominadas, é possível oferecer-se para outras funções. Mas sem esquecer de calcular se é possível.

“Na vontade de ajudar, acaba esquecendo de si. Ao dizer sim para todo mundo, pode acumular trabalho e não conseguir fazer”, afirma Marcelo Cunha.

Invista em seu tempo

Shutterstock

A lei não permite que estagiários trabalhem mais do que seis horas, até porque ainda têm de estudar, seja na faculdade ou ensino médio.

Se for possível, utilize bem essas horas a menos (em comparação com um funcionário) para melhorar suas habilidades. Pode ser em cursos, estudo sozinho ou mesmo conversas com profissionais mais experientes.

Venda suas conquistas

Getty Images

As empresas querem resultados, e as conquistas devem ser valorizadas.

Tente reunir dados sobre o que conseguiu com seu trabalho, caso isso seja possível, ou mostre o que aprendeu e evoluiu durante o período quando for se reunir com os gestores, principalmente em uma avaliação de conclusão do estágio.

Comunique seu desejo

Thinkstock

Quando possível, é necessário deixar claro seu desejo de ser efetivado ao final do período de estágio. Isso pode acontecer em reuniões de avaliação ou outras conversas com superiores.

Também é preciso pedir orientação ao chefe, para saber as possibilidades de conseguir o emprego e o que é necessário para isso.

Efetivação não é objetivo final

Shutterstock

Para Marcelo Cunha, o objetivo principal de um estágio não é conseguir uma efetivação na empresa. E o estagiário deve ter isso em mente.

Cunha afirma que mais importante é se concentrar em aprendizado e experiências, analisando as perspectivas na carreira que escolheu ao sentir como é essa vida profissional.

Fonte: Ricardo Marchesan – Do UOL, em São Paulo