SONY DSCA Universidade Corporativa Ahseb – Sindhosba – Febase promoveu ontem (12/05) o “Debate com Lideranças”. O objetivo do evento foi o de discutir as novas regulamentações da Agência Nacional de Saúde (ANS) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O debate contou com a presença dos representantes do corpo técnico do Departamento de Saúde Suplementar da Confederação Nacional de Saúde (CNS) entre eles: o diretor da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado do Paraná (Fehospar), Dr. Benno Kreisel;  o diretor-executivo da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Santa Catarina (Fehoesc), Dr. Braz Vieira; o assessor técnico da Federação Nacional dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde (Fenaess), Dr. Cícero Andrade; o diretor-executivo da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul (Fehosul), Fávio Borges; e, o representante técnico da Federação dos Hospitais, Laboratórios, Clínicas de Imagem e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Goiás (Fehoesg), Dr. Hernani Kruger.

Dr. João Lucena, que é membro do Conselho Consultivo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa),  da Câmara Técnica de Segurança do Paciente  do Conselho Federal de Medicina (CFM) e coordenador do Departamento de Saúde Suplementar da Confederação Nacional de Saúde (CNS) coordenou a primeira parte do evento onde falou sobre a Lei 13.003 e as Resoluções Normativas 363 e 364 da ANS, a da RDC 36 da Anvisa, que prevê a implantação do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e, o novo modelo da TISS/TUSS da ANS.

Lucena agradeceu o convite e a oportunidade de troca de conhecimento que o evento permitiu. “Nosso objetivo hoje aqui é sair convencidos que estamos no caminho certo”, disse o coordenador do DSS da CNS. Com relação à implantação do Núcleo de Segurança do Paciente, Lucena destacou que a resolução da Anvisa permite que seja repensado o tipo de atendimento prestado ao paciente.

Participaram também do evento representantes da Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia (Ahseb), do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado da Bahia (Sindhosba), da Federação Bahia de Saúde (Febase) e do Sindicato dos Hospitais e Clínicas do Estado do Sergipe (Sindhose).

O vice-presidente do Sindhosba, Dr. Eduardo Olivaes, que esteve no encontro, fez uma avaliação positiva do debate. “Estamos muito felizes com a realização de um evento desse porte. Conseguimos trazer os representantes da CNS aqui para Salvador, em um esforço das instituições da saúde privada, para que possam compreender um pouco da nossa realidade. Agradecemos também aos profissionais da saúde que atenderam aos nossos chamados comparecendo ao evento“, disse Olivaes.

O evento foi realizado pela UCAS e conta com o apoio da Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia (Ahseb), Sindicato dos  Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado da Bahia (Sindhosba) e Federação Baiana de Saúde (Febase).