Piso salarial e regras para pagamento de auxílio alimentação também estão contemplados no acordo

SONY DSCO Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado da Bahia (Sindhosba) assinou convenção coletiva com o Sindsaúde, que prevê benefícios para os trabalhadores representados pela categoria. Dentre as propostas discutidas, nesta terça-feira (14), ficou decidido que as empresas pagarão reajuste salarial linear de 8,34% aos empregados – valor que incidirá sobre os salários praticados em abril de 2015, com vigência a partir do mês de maio deste ano.

Também foi estipulado piso salarial para os trabalhadores ingressantes, no valor de R$ 917,98. Aos que compõem a categoria econômica de auxiliar e técnico de enfermagem, foi estipulado o piso salarial de R$ 1.001,60, que serão pagos também aos profissionais que ingressarem. As empresas que já praticam piso, com valor superior ao estabelecido, deverão manter a prática, respeitando o direito adquirido dos trabalhadores.

O acordo prevê ainda o pagamento de auxílio alimentação no valor unitário de R$ 7,00, por dia de efetivo trabalho, podendo ser pago em espécie. O benefício é válido apenas para funcionários, com jornada de trabalho superior a seis horas, de empresas que não possuam refeitório e que tenham até 100 empregados. A data base para contabilização do pagamento do benefício é 01 de julho de 2015. A parcela não será incorporada ao salário, possuindo apenas caráter indenizatório, e as empresas poderão descontar do salário do empregado o equivalente a até 20%, do valor mensal do auxílio.