Com a alta competitividade presente no mundo corporativo, é preciso ter muito mais do que o domínio e as técnicas para garantir crescimento profissional e posições de maior prestígio na empresa que você atua ou na conquista de um novo emprego. Para isso, o caminho pode levar por rotas fora da zona de conforto, mas que servem para que você mostre a que veio e que não é apenas mais um funcionário.

As empresas têm valorizado os profissionais que possuem atitudes, características e competências correlatas à produtividade e à alta performance. Ou seja, colaboradores que estão dispostos a ultrapassar os seus próprios limites, enfrentar suas crenças e se engajar com a missão e a cultura da companhia. Para saber como ser um deles, confira 7 dicas para se destacar no mercado de trabalho:

1. Positividade
Pontos positivos e negativos estão presentes em tudo na vida. O que muda é a forma como encaramos essas particularidades. Ao invés de focar no que é ruim, o funcionário positivo direciona suas energias ao que é bom, aproveitando o impulso e a força de vontade para se aprofundar ainda mais nessas características. Assim, é possível crescer e ainda gerar resultados cada vez melhores para si próprio, seu time e sua empresa.

2. Foque no trabalho

Não adianta ser positivo se você não for dedicado. É preciso ser comprometido com você mesmo, com os seus propósitos e ideais, que devem estar alinhados com a companhia, e nunca desviar da trajetória projetada. Encontrar obstáculos é normal – assim como os altos e baixos –, mas apenas com foco e determinação o bom profissional conseguirá superar seus próprios limites e atingir o seu objetivo.

3. Defina objetivos

Para que você alcance o tão sonhado sucesso na carreira, a definição de objetivos é fundamental. Mas é preciso ser realista e estipular metas tangíveis ao mesmo tempo que desafiadoras, além de entender que o propósito de determiná-las é aprender a programar ações que consigam ajudar em seu alcance. Portanto, os propósitos são as escalas essenciais para que os profissionais consigam chegar ao seu destino.

4. Seja um líder

O bom líder é capaz de motivar, inspirar e energizar as pessoas. Você não precisa ocupar um cargo de liderança para ser um. E, se você não fizer parte de uma equipe que te aceite como líder, exerça a autoliderança. Mais do que ninguém, você é o responsável direto por sua carreira. Quando você acerta, o mérito é seu, assim como, quando falha, a culpa é sua. Não espere o empurrão de ninguém: se inspire, se motive e se promova.

5. Pratique a empatia

Durante sua trajetória, um profissional irá se deparar com diversos desafios. Não só individuais, mas coletivos, afinal lidar com pessoas não é uma tarefa simples. O segredo, entretanto, é ter empatia e sempre buscar ouvir e entender os outros. Como resultado, você conquistará não só a confiança deles, mas também criará uma sólida rede de relacionamentos.

6. Invista em você

Não é novidade que o mundo (principalmente o corporativo) está em constante mudança. O que ontem era novidade e tendência, hoje já é ultrapassado. Para acompanhar esse mercado, é preciso estar sempre atualizado. Nesse contexto, buscar o desenvolvimento de novas competências e habilidades é primordial para o seu crescimento profissional.

7. Se engaje

Colaboradores altamente engajados são o sonho de qualquer companhia. Isso porque, além de vestirem a camisa da empresa, apresentam alta performance e sede de crescimento. Você verá que, ao se engajar, não só a sua satisfação pessoal será maior, mas também o seu crescimento acontecerá de maneira mais rápida.

Fonte: CIO