O presidente do Sindicato dos/as Psicólogos/as da Bahia – Sinpsi-BA, Geová Silva, participou ontem (23/03) da primeira rodada de negociação coletiva com o Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado da Bahia – Sindhosba.

O encontro foi mediado pelo assessor jurídico do Sindhosba e coordenador do Comitê de Negociações Coletivas do Sindhosba, Dr. Jorge Freitas, que descreveu as dificuldades do setor privado da saúde no momento e apresentou a proposta patronal que corresponde ao pagamento de 100% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e a manutenção das conquistas anteriores. “Os estabelecimentos de saúde estão quebrados financeiramente. Não podemos oferecer um percentual de reajuste que não temos condições de cumprir. O nosso limite é o INPC e que já é a nossa proposta. Hoje já temos uma ideia de como a SRTE e o Ministério Público do Trabalho na Bahia estão se posicionando nas mediações na área da saúde e também com outras categorias”, informou o advogado.

Do outro lado da negociação, Geová Silva, relatou a posição do Sinpsi-BA que é a defesa do reajuste correspondente ao INPC mais 5% de ganho real. Além disso, falou sobre a retirada da obrigatoriedade da taxa assistencial para todos os profissionais não associados ao Sindicato, situação a qual aguarda uma posição do setor jurídico do Sindicato. “Com relação ao reajuste salarial vamos aguardar o tempo de conversa com os outros Sindicatos Laborais. Enquanto isso, vamos avaliando os outros itens da pauta de interesse da categoria”, disse Geová Silva.

Outras informações sobre as negociações coletivas podem ser obtidas pelo telefone 71 3082-3752 ou e-mail sindhosba@sindhosba.org.br