Nesta manhã (15/05/2017) o Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado da Bahia (Sindhosba) recebeu os representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Santas Casas, Entidades Filantrópicas, Beneficentes e Religiosas e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado da Bahia (Sindisaúde) para a primeira reunião de negociação coletiva 2017/2018 junto aos sindicatos laborais.

O assessor jurídico do Sindhosba e coordenador do Comitê de Negociações Coletivas, Dr. Jorge Freitas, abriu a reunião falando da pauta apresentada pelo Sindisaúde ressaltando um exagero para a realidade vivenciada pelos serviços de saúde e informando a proposta patronal que corresponde ao pagamento de 100% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e a manutenção das conquistas anteriores. “O momento que os empresários da saúde privada estão enfrentando não é fácil. Hoje existe uma dependência nos planos de saúde empresariais e, em virtude do desemprego em alta no Brasil, o faturamento dos estabelecimentos de saúde teve uma queda acentuada. Outro fator negativo é a questão das operadoras de planos de saúde não estarem praticando reajuste na tabela de serviços, parcelando o pagamento e, ainda, o problema com as glosas”, destacou o advogado.

Já o Diretor de Assuntos Jurídicos do Sindisaúde, Jamilton Góes, questionou a forma como a cláusula do banco de horas está proposta no texto preliminar da nova convenção coletiva e reforçou que está tentando efetuar uma proposta que agregue para a categoria pois, com a implantação do banco de horas, o pagamento das horas extras praticamente seria extinto. Seguindo a mesma linha de pensamento, o presidente do Sindicato Laboral, Antônio Raimundo Carvalho, reforçou também a importância de um percentual de ganho real em virtude do INPC está com um índice muito baixo e traria dificuldades políticas para o Sindisaúde junto a categoria. “Eu não tenho como fechar a convenção coletiva apenas com 100% do INPC, que hoje estar em 3,99%, pois o ano passado fechamos a convenção com o reajuste de 9,83%. Assinar da forma apresentada pelo Sindhosba traria dificuldades políticas junto a categoria”, explicou o presidente.

Os Diretores do Sindisaúde presentes na reunião preferiram reavaliar a proposta do Sindhosba e apresentar uma nova posição até o dia 23/05/2017. Além disso, ficou agendada uma nova reunião para o dia 25/05/2017, às 16h, na sede do Sindhosba. Outras informações sobre as negociações coletivas podem ser obtidas pelo telefone 71 3082-3752 ou e-mail sindhosba@sindhosba.org.br.