O Comitê de Negociação Coletiva do Sindhosba se reuniu com representantes do Sindicato dos Nutricionistas da Bahia – Sindnut, Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais do Estado da Bahia – Sinfito e Sindicato dos Trabalhadores em Santas Casas, Entidades Filantrópicas, Beneficentes e Religiosas e em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado da Bahia – Sindisaúde na manhã desta terça-feira (06/06) na sede do Sindhosba para mais uma rodada das negociações coletivas 2017.

A primeira reunião teve a presença da vice-presidente do Sindnut, Neila Andrade, onde foi apresentada a proposta patronal que consiste no reajuste de 100% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC mais a manutenção das conquistas anteriores. Neila Andrade informou que a categoria definiu como mínimo aceitável os 5% de reajuste e que vai aguardar o Sindhosba melhorar a proposta. O consultor jurídico do Sindhosba, Dr. Jorge Freitas, argumentou que não tem como medir ganho real em tempo de crise. “Inclusive já orientamos aos serviços de saúde a antecipação dos 4% na folha de maio”, explicou o advogado.

Na sequência ocorreu a reunião com o Sinfito com a participação do presidente, Gustavo Vieira, e do advogado, Dr. Darlan Oliveira. Durante o encontro foram debatidas as questões da regulamentação do contrato de horista, aumento do percentual do adicional noturno, do auxílio alimentação para profissionais com jornada acima de 6 horas, o estacionamento para fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais e o auxílio combustível. “Desses itens apenas a regulamentação do contrato de horista e o auxílio alimentação para profissionais com jornada acima de 6 horas passaram na consulta a categoria patronal que fizemos”, explicou Dr. Jorge Freitas que acrescentou que quando o INPC estava alto os Sindicatos Laborais pediam 100% do índice, mas, hoje, porque está baixo o mesmo já n ão serve.  Ficou acordado o envio da redação da cláusula sobre os profissionais horistas para o Sindhosba.

Para encerrar a manhã de negociações teve a reunião com o Sindisaúde que contou com a participação do presidente do Sindicato Laboral, Antônio Raimundo Carvalho, o Diretor de Assuntos Jurídicos do Sindisaúde, Jamilton Goés, e o Diretor de Formação, José Sales Ratis.  O consultor jurídico do Sindhosba abriu os trabalhos e disse que a proposta original estava mantida e as questões polêmicas seriam discutidas na comissão permanente. Jamilton Goés divergiu dos valores ofertados. “Não gostaria de ser repetitivo. Hoje estou procurando uma impossibilidade de as empresas pagarem o ganho real. Acredito que tem possibilidade de avanço”, esclareceu o Diretor.

Diante do impasse e com a informação de que a mediação poderia ser levada para a Superintendência Regional do Trabalho na Bahia ou até mesmo para o Ministério Público do Trabalho na Bahia os representantes da classe patronal e trabalhadora ficaram de aguardar para a tomada de novas decisões.

Outras informações sobre as negociações coletivas podem ser obtidas pelo telefone 71 3082-3752 ou e-mail sindhosba@sindhosba.org.br.