IMG_6229A manhã de hoje (10/07) foi de intensa negociação durante a mediação realizada na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Bahia (SRTE – BA), através da Seção de Relações do Trabalho (SERET), comandada pelo chefe da SERET, Gustavo Abrantes, e pelo auditor fiscal, Mario Diniz.

Participaram do encontro representantes da categoria patronal, auxiliados pelo assessor jurídico do Sindhosba, Dr. Jorge Freitas, além de integrantes do  Sindicato dos Trabalhadores em Santas Casas, Entidades Filantrópicas, Beneficentes e Religiosas e em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado da Bahia (Sindisaúde); Sindicato dos Enfermeiros do Estado da Bahia (Seeb); Sindicato dos/as Psicólogos/as no Estado da Bahia (Sinpsi); Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado da Bahia (Sasb), Sindicato dos Nutricionistas no Estado da Bahia (Sindnut); e, Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais da Bahia (Sinfito).

O Diretor de Assuntos Jurídicos do Sindisaúde, Jamilton Goés, explicou que a negociação estava emperrada devido a inflexibilidade do Sindicato Patronal. “Esse ano existe uma facilidade para o acordo. Nós estamos com muita disposição para fechar a convenção o mais rápido possível”, destacou o Diretor que apresentou a proposta dos trabalhadores que corresponde a 100% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) mais 1% de ganho real a partir de outubro de 2017.

Já o Consultor Jurídico do Sindhosba, Dr. Jorge Freitas, informou que a proposta patronal consiste no reajuste de 100% do INPC juntamente com a manutenção das conquistas anteriores. “Esse ano resolvemos sair na frente e oferecemos o INPC integral aos Sindicatos Laborais para antecipar as assinaturas das convenções. Este foi o teto definido em assembleia pelos representantes de estabelecimentos de serviços de saúde. Com relação ao ganho real nossa proposta é levar essa discussão a comissão permanente de negociação e avaliar os impactos desse índice para a categoria”, relatou o advogado do Sindhosba.

O mediador da SERET, após ouvir todas as partes, construiu a proposta de 4% a partir da data base, com complemento de 1% a ser aplicado a partir do mês de novembro deste ano. Uma nova reunião foi marcada para o dia 19/07, às 14h, na sede SRTE/BA.  Outras informações sobre as negociações coletivas podem ser obtidas pelo telefone 71 3082-3752 ou e-mail sindhosba@sindhosba.org.br.