Setor de saúde tem prazo de 90 dias para se adequar às novas normas

O Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado da Bahia (SINDHOSBA) finalizou no último dia 01.07 as negociações trabalhistas com o Sindicato dos Técnicos e Auxiliares em Radiologia do Estado da Bahia (SINDIMAGEM). A transação começou em maio e foi concluida neste mês de julho com um reajuste percentual de 8,34% retroativo a maio/15. VEJA A CONVENÇÃO AQUI!

No processo foram pautados ainda outros interesses das categorias envolvidas na negociação como banco de horas, seguro de vida em grupo, sistema de terceirização, reajuste salarial, piso salarial, férias proporcionais, adicional noturno, anuênio, auxílio creche, assistência hospitalar, auxílio funeral, alimentação, aviso prévio e outros.

Além do reajuste também foram acordados os seguintes aspectos:
· Discussão da comissão intersindical de negociação com o prazo de 90 (noventa) dias para elaboração de parecer, incluindo a necessidade de manifestação neste prazo acerca do pleito de equiparação do piso salarial dos trabalhadores de Hemodinâmica aos de Medicina Nuclear;

· Piso de admissão dos Técnicos em Radiologia será se de R$1.600,00 a partir de 01/05/2015 e de R$1.625,00 a partir de Janeiro de 2016;

· Piso de R$1.001,60 para Técnico de Eletroencefalograma e Eletrocardiograma a partir de 01/05/2015

· Piso de R$2.708,50 para Técnicos em Medicina Nuclear a partir de 01/05/2015

Segundo o Presidente do Sindhosba, Raimundo Correia, as negociações coletivas com os sindicatos foram pautadas pela forma ética, equilibrada e sem confrontos. “Isto foi conseguido após a implantação de um núcleo profissional de negociadores liderado pelo consultor jurídico do SINDHOSBA, Jorge Freitas que juntamente com gestores e RH de diversos hospitais firmaram uma política inteligente e produtiva para as referidas negociações, transmitindo aos associados uma grande tranquilidade no que tange a uma postura mais firme e mais produtiva nas negociações intersindicais”, informa.

De acordo com o Coordenador do Comitê de Negociações Coletivas do Sindhosba, Jorge Freitas, a função do sindicato é prestar serviço ao associado da melhor forma possível e ajudar na melhoria do trabalho prestado pelos serviços de saúde da Bahia. “No caso especifico do SINDHOSBA esse percentual de 8,34% representa um enorme esforço para continuar valorizando os trabalhadores da área de saúde, principalmente, pelo cenário econômico financeiro bastante adverso para as empresas prestadoras de serviços médicos hospitalares”, finaliza.