“O valor ao paciente no cenário de crise da Saúde Suplementar: em busca de soluções”. Este é o tema central do seminário a ser realizado pela Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia (Ahseb) e da Universidade Corporativa (Ucas), no próximo dia 23 de março, no Mundo Plaza Business Center, Caminho das Árvores. A programação vai reunir profissionais que atuam em instituições de Saúde da Bahia durante todo o dia para debater e buscar soluções nas diversas temáticas, abordadas em painéis e palestras.

O evento tem o patrocínio da Federação Baiana de Saúde (Febase), da Santa Casa de Misericórdia da Bahia por meio do Hospital Santa Izabel, do Instituto de Olhos Freitas, da Teleauditoria, do Hospital Aeroporto e da Síntese – Business to Business. Conta ainda com o apoio da Confederação Nacional de Saúde (CNS), da Associação de Bahiana de Medicina (ABM), do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado da Bahia (Sindhosba), do Sindicato dos Laboratórios Clínicos e Patológicos do Estado da Bahia (Sindlab) e do Grupo Criarmed.

A programação inicia às 9h, encerra às 18h e engloba discussões sobre assuntos atuais e de suma importância para o consumidor dos serviços da rede suplementar de saúde, a exemplo da judicialização no setor, das mudanças com as regras em segurança do paciente, dos modelos de remuneração. Um momento-chave será o talk show, previsto para as 15h30, quando representações de peso no cenário nacional estarão discutindo a temática central. (vide programação abaixo).

Segundo o presidente da Ahseb, Mauro Duran Adan, os estabelecimentos precisam fazer uma repactuação diante do atual cenário e é de suma importância que isso seja discutido pensando no paciente, o ator principal, e em torno de quem os serviços são prestados. “Precisamos estar juntos, assegurando a qualidade do que é prestado e minimizando os conflitos para seguir adiante”, disse.

Alana Mendonça, coordenadora pedagógica da Ucas, destaca ainda que é necessário que os conflitos entre entidades do mercado equalizem os interesses, tendo como foco comum, o paciente, “a razão de existir das instituições”.

NOVO MODELO

O esgotamento do atual sistema é o principal argumento do presidente da Febase e vice da CNS, Marcelo Britto, para a importância do debate que o seminário irá trazer. “O debate será importante para se pensar num novo modelo que vem sendo discutido na Bahia e que modifica o formato, aproxima o paciente da decisão, retira a pressão do over use e resolve o problema de relacionamento entre prestadores e operadoras”, destacou.

A superintendente da Ahseb, Maisa Domenech, também acredita que o modelo da saúde suplementar necessita de uma reengenharia de forma que a entrega de valor ao paciente seja a variável mais importante do sistema. “A convergência de interesses entre operadoras e prestadores tem que gerar resultados efetivos para o paciente e para o equilíbrio do setor”, afirma.

As inscrições para o seminário “O valor ao paciente no cenário de crise da Saúde Suplementar: em busca de soluções” podem ser feitas por meio do site www.ahseb.com.br.

Fonte: Ahseb
Cartaz Seminário A3 altaqualidade