Nos últimos 25 anos, o número de pessoas com pressão arterial alta aumentou substancialmente em todo o mundo. De acordo com a agência chinesa Xinhua, um estudo foi publicado na terça-feira (10) e, segundo a pesquisa, o resultado coloca bilhões em risco elevado de doenças cardíacas, acidente vascular cerebral e doenças renais.

Foram analisados, pelos pesquisadores do Instituto de Métricas de Saúde e Avaliação da Universidade de Washington (EUA), 844 estudos de 154 países. Eles incluíram 8,69 milhões de participantes para examinar a carga de saúde associada à pressão arterial sistólica (PAS), a pressão quando o coração bate enquanto bombeia sangue.

Segundo publicação da Agência Brasil, verificou-se que a taxa de pressão arterial sistólica de pelo menos 110 a 115 mmHg aumentou de 73.119 para cada 100 mil pessoas em 1990, para 81.373 por 100 mil em 2015 e que a PAS de 140 mmHg ou mais, uma condição conhecida como hipertensão, aumentou de 17.307 pessoas em 1990 para 20.526 por 100 mil pessoas.

Estima-se, no geral, que 3,5 bilhões de indivíduos tenham um nível de PAS de pelo menos 110 a 115 mm Hg e 874 milhões de indivíduos tinham hipertensão em 2015. Além disso, o aumento da PAS foi associado a mais de 10 milhões de mortes em 2015, um aumento de 1,4 vezes desde 1990, tornando-o a principal contribuinte global para a morte evitável.

O estudo apontou ainda que a China, a Índia, a Rússia, a Indonésia e os Estados Unidos representaram mais da metade dos anos de vida perdidos devido à elevação da PAS.

Fonte: Metro 1