Cenário

Em um momento no qual os sindicatos trabalhistas se fortalecem, com o fim da ditadura militar, a categoria patronal também sente necessidade de se organizar para facilitar as negociações entre as partes envolvidas nas relações de trabalho. É justamente este o cenário que o Brasil apresenta no final da década de 80, quando nasce o Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado da Bahia – Sindhosba –, em 04 de outubro de 1988. O objetivo é propiciar mais espaço ao entendimento nas negociações trabalhistas, tendo como base necessidades em comum das empresas representadas.
Neste período, a nova Constituição, que também nasce em 1988, traz aspectos que favorecem o fortalecimento do sindicalismo, como a liberação deste da tutela do Estado, pois assegura como livre a associação sindical, e veta ao poder público a interferência nas organizações sindicais, além de garantir uma arrecadação compulsória para custeio do sistema confederativo.

Saúde

O crescimento do segmento de saúde no Estado da Bahia fez com que se tornasse inadiável o deslocamento das relações trabalhistas para o âmbito de um sindicato patronal para garantir mais espaço ao entendimento e facilitar a busca de medidas satisfatórias para as empresas de serviços de saúde. Também se faz necessário que os pleitos deste setor junto aos governos sejam congregados em uma entidade representativa, com o objetivo de identificar as prioridades e fortalecer estas solicitações. Assim, o Sindhosba nasce com a missão de ser a voz dos estabelecimentos de saúde da Bahia tanto nas relações com os trabalhadores quanto nos pleitos da categoria junto aos órgãos governamentais.

Crescimento

No ano de 1995, o Sindhosba adquire sua primeira sede própria, sentindo a necessidade de ter um espaço para atender da melhor forma os associados e o setor de estabelecimentos de saúde. Com a expansão cada vez mais latente deste segmento e o fortalecimento do sindicato como representante da categoria, em 2004 o Sindhosba adquire nova sede, visando a melhoria dos serviços prestados. Trata-se de um espaço com onze salas, no qual estão congregadas quatro entidades ligadas à área da saúde (Sindhosba, Ahseb, Sindlab e Febase), na Rua Frederico Simões, no bairro Caminho das Árvores, região onde está localizada a principal área comercial de Salvador.

Ações

Em uma conjuntura na qual a informação e a atualização constante são diferenciais para o sucesso das empresas, o Sindhosba buscou propiciar aos associados e ao setor representado iniciativas que se relacionam com estes fatores. Já em 1998, a entidade lançou seu site, servindo justamente como um canal de comunicação entre os filiados e o sindicato, além de ser um local para a busca de informações pertinentes as empresas de saúde. Em 2004, ocorre a primeira edição dos Encontros Prestadores de Serviços de Saúde e Operadoras de Planos de Saúde, reuniões que anuais com o objetivo de integrar os diferentes atores que fazem parte do sistema de saúde, para a busca de soluções no sentido de promover a sustentabilidade, além de atualizar estratégias. Também para debater temas de mercado, estratégia corporativa, administração e gestão das empresas de serviços de saúde, com o objetivo de propiciar a reflexão sobre temas vivenciados e contribuir na busca por soluções, ocorre em 2007 a primeira edição da Convenção Ahseb, Sindhosba e Febase. Outro passo importante na busca pela qualificação constante dos estabelecimentos de saúde foi o nascimento da Universidade Corporativa Ahseb, Sindhosba e Febase (Ucas), em 18 de outubro de 2004. A universidade promove cursos e workshops, tratando de diversos temas do dia-a-dia das empresas, como gestão, atendimento ao cliente e planejamento estratégico.

Informações técnicas

SINDHOSBA – Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado da Bahia

Código Sindical: 024.539.05166-4

CNPJ: 33.794.553/0001-12