O Comitê de Negociações Coletivas do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado da Bahia – Sindhosba está em plena atividade. Na tarde de ontem (25/05) integrantes do grupo reuniram-se separadamente com representantes do Sindicato dos Enfermeiros do Estado da Bahia – Seeb; Sindicato dos Trabalhadores em Santas Casas, Entidades Filantrópicas, Beneficentes e Religiosas e em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado da Bahia – Sindisaúde; e, Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado da Bahia – Sasb.

A primeira reunião contou com a participação da presidente do SEEB, Lúcia Duque, e o Diretor de Comunicação e Política Sindical, Davi Soares, para a apresentação da proposta patronal para o Sindicato Laboral que consiste no pagamento de 100% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) mais a manutenção das conquistas anteriores. Segundo Lúcia Duque, a saúde não pode ser pensada como uma empresa. “A enfermagem tem um trabalho extremamente manual e o que vemos no mercado é a substituição dos trabalhadores antigos por funcionário mais novos, porém com salários menores”, analisou a presidente. Um dos pontos a ser negociado, sugerido pelos representantes do Seeb, é a questão da mudan&cce dil;a na redação na cláusula sobre a jornada 12/36 para regulamentar a questão das trocas entre os profissionais.

Lúcia Duque pede ainda que os estabelecimentos de saúde avaliem a inclusão de um espaço para que os trabalhadores possam fazer sua higiene pessoal e ter o descanso com mais conforto. “Tudo isso é questão de saúde e evita o adoecimento dos profissionais. Tenho visto casos que profissionais e pacientes estão dividindo o mesmo espaço”, relatou a presidente do Seeb. Por fim, foi discutida a questão da taxa assistencial apenas para os associados, como prevê a orientação do Ministério Público do Trabalho na Bahia, a estabilidade dos delegados sindicais e a possibilidade da concessão de um ganho real para o segundo semestre.

NEGOCIAÇÃO COM O SINDISAÚDE

A segunda rodada de negociação com o Sindisaúde foi aberta com as observações do assessor jurídico do Sindhosba, Dr. Jorge Freitas, sobre a contraproposta feita pelo Sindicato Laboral. Para o advogado, hoje não existe dúvidas que o balizador para as mediações na SRTE e MPT-BA é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC e não será negociando nenhum percentual de ganho real.  Além disso, questionou a proposta da retirada do desconto de 20% na folha dos trabalhadores referente ao auxílio alimentação porque criaria um custo adicional para a categoria patronal que já atravessa grandes dificuldades. “Nós estamos diante de um problema insolúvel. Não vou fechar as portas para a negocia&ccedi l;ão, mas estamos no nosso limite”, explicou o assessor jurídico do Sindhosba. Diante deste impasse, o Diretor de Assuntos Jurídicos, Jamilton Goés, reajustou a proposta solicitando a negociação de três itens: a reavaliação dos pisos salariais, a redução da estabilidade para a aposentadoria para 5 anos e a taxa assistencial paga exclusivamente pelas empresas.  Todos esses itens serão avaliados pelo Comitê de Negociações Coletivas e será apresentada uma posição no próximo encontro que acontece no dia 29/05, às 16h, na sede do Sindhosba.

NEGOCIAÇÃO COM O SASB

Para terminar os trabalhos do dia, foi a vez da negociação com o Sasb, que foi representado pela sua presidente, Marleide Santos. Da mesma forma que ocorreu com todos os Sindicatos Laborais que já tiveram rodada de negociação, foi apresentada a proposta patronal e as dificuldades que o setor vem passando. Para a presidente do Sasb a ideia é fechar a convenção coletiva de forma mais rápida para evitar transtornos a categoria e ao próprio Sasb. “Esta semana estarei viajando, porém, na semana que vem sentaremos novamente para viabilizar a convenção”, afirmou Marleide Castro que acenou positivamente a proposta do reajuste salarial de 100% do INPC associado a manutenção das cláusulas anteriores.  Com relação ao piso salarial, sol icitado pela presidente, o assessor jurídico do Sindhosba informou que no momento não pode impor uma base salarial a categoria da forma proposta, mas, poderia ser pauta da comissão permanente de negociação.

Outras informações sobre as negociações coletivas podem ser obtidas pelo telefone 71 3082-3752 ou e-mail sindhosba@sindhosba.org.br.