Sindhosba

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) multou ontem diversas entidades médicas por tentativa de determinar preços dos serviços. O Comitê de Integração das Entidades de Representação dos Médicos e dos Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (Cier Saúde), composto por 15 entidades patronais de Goiás, foi condenado a pagar R$ 103 mil.

Em outra decisão, o órgão antitruste condenou a Sociedade Brasileira de Anestesiologistas (SBA) a pagar R$ 532 mil. De acordo com o Cade, o Cier Saúde servia de fórum para que as associações discutissem os preços a serem praticados no mercado de saúde do Estado. “Elas se impunham como reguladoras privadas do setor entre pelo menos 2002 e 2009”, avaliou o conselheiro João Paulo de Resende. “A falta de disposição em negociar por parte dos médicos afetava saúde dos segurados”, disse.

No caso dos anestesiologistas, o Cade entendeu que a entidade infringiu a ordem econômica ao impor uma tabela de preços e impedir a negociação individual entre cada médico da área e operadoras de plano de saúde. Segundo o relatório do conselheiro Márcio de Oliveira, a SBA negociou “com operadoras de planos de saúde, definindo todas as condições de serviços de anestesiologia a serem prestados pelas cooperativas de todo o Brasil”. Além disso, teria imposto uma tabela a algumas operadoras de planos de saúde com abrangência nacional.

Fonte: VALOR ECONÔMICO