Sindhosba

Na contramão da desaceleração do emprego formal no país, o setor de saúde registrou em maio o melhor desempenho para o mês desde 2007, segundo levantamento da Anahp (Associação Nacional de Hospitais Privados).

Foram geradas 9.900 vagas, de acordo com o estudo feito com base em dados do Ministério do Trabalho.

O número é 62% maior que o total de 6.100 empregos criados no segmento de saúde no mesmo mês de 2013.

Em maio deste ano, o setor hospitalar foi o responsável por cerca da metade das vagas que foram abertas, segundo Francisco Balestrin, presidente da associação.

“O mercado de planos de saúde cresceu acima do esperado no ano passado. Isso se reflete em uma necessidade de mais leitos, serviços e, consequentemente, de mais mão de obra”, diz.

“Apesar desse desempenho [na geração de vagas], o setor ainda sofre com a falta de incentivos por parte do governo, como facilidade em financiamentos e desoneração”, afirma Balestrin.

O saldo de empregos em maio também é resultado da evolução da atenção básica no país, de acordo com Tércio Egon Paulo Kasten, presidente da CNS (Confederação Nacional de Saúde).

“Além do setor hospitalar, programas como o de saúde da família, do governo, também cresceram e empregam mais pessoas”, diz.

Fonte:  Folha de São Paulo