Sindhosba

Atualmente, uma pesquisa feita na Universidade da Antuérpia, na Bélgica, revelou mais um malefício provocado pelo tabagismo: a perda da audição. O estudo contou com quatro mil voluntários de ambos os sexos e constatou que a habilidade de perceber sons de alta frequência foi danificada nos fumantes. Outra descoberta é de que o problema tende a aumentar de acordo com a continuidade do consumo. Pessoas que fumavam por mais de um ano, tiveram piora na percepção auditiva.

Nos Estados Unidos, pesquisadores da Universidade de Miami analisaram mais de 3.300 voluntários não fumantes e chegaram ao resultado de que o consumo passivo de cigarros, também está conectado às perdas na capacidade auditiva. A fumaça do tabaco prejudica o fluxo sanguíneo em vasos de pequeno calibre do ouvido, causando uma falta de oxigênio e acúmulo de substâncias tóxicas, resultando em dano celular.

Prejuízos à voz

O otorrinolaringologista baiano, Marcos Juncal, alerta ainda para as consequências do hábito de fumar para a voz. “A fumaça e o alcatrão dos cigarros, charutos e cachimbos ressecam o trato vocal, causando irritação da mucosa do nariz, boca e laringe. Numa reação de defesa do organismo, é formado um depósito de secreção ao longo das pregas vocais, o conhecido pigarro”, afirma o especialista.

A tosse e o pigarro são consequências da irritação da mucosa e favorecem diversas alterações, a exemplo do câncer de laringe, cuja incidência é 40 vezes maior em quem fuma. Segundo o médico, a fumaça quente ainda agride todo o sistema respiratório, ressecando o aparelho fonador. “O depósito da nicotina nas pregas vocais provoca seu inchaço. Elas ficam mais pesadas e vibram menos, o que faz com que a voz fique mais grave. Em longo prazo, a voz engrossa e perde a potência”.
Minando a saúde

A Organização Mundial da Saúde (OMS) chama a atenção para o consumo de tabaco que traz inúmeros prejuízos à saúde, alguns deles, graves, como câncer de laringe. Segundo dados da OMS, cerca de três milhões de homens e mulheres morrem, todos os anos no mundo, por causas associadas ao tabagismo. Isso significa um óbito a cada 10 segundos.

Bomba – relógio

Um único cigarro tem cerca de 700 aditivos químicos (metais pesados, pesticidas e inseticidas). Alguns são tão tóxicos que é considerado crime despejá-los em aterros. Os pulmões dos fumantes e de quem está perto ficam expostos a pelo menos 43 substâncias cancerígenas. De todas as substâncias presentes no cigarro, três são consideradas as piores:

• Nicotina – Este composto químico provoca dependência e chega ao cérebro mais rápido que a temida cocaína, estando associada aos problemas cardíacos e de circulação sanguínea.

• Monóxido de Carbono (CO) – mesma substância que sai do cano de escapamento dos carros. Quando combinado com a hemoglobina do sangue, responsável pelo transporte de oxigênio, acaba reduzindo a oxigenação sanguínea no corpo. É por causa da ação dessa substância que alguns fumantes ficam com dores de cabeça após passar várias horas longe do cigarro.

• Alcatrão – O terceiro “ingrediente” do cigarro tido como grande vilão reúne vários produtos cancerígenos, como polônio, chumbo e arsênio. Todo câncer relacionado ao fumo – como na boca, laringe ou estômago – tem alguma ligação com o alcatrão.

Essa reportagem integra o conteúdo da Revista Saúde Bahia.

Fonte: Lume/Sindhosba