Os prestadores de serviços de saúde privados credenciados ao SUS conheceram, hoje, 03.09, a mais nova versão do Sistema Vida, programa criado pela Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, para melhor gerenciamento das demandas de hospitais e clínicas particulares que atendem pacientes do sistema gratuito. Após a implantação de melhorias, os procedimentos passam a ser agendados e organizados com mais agilidade, fazendo com que os atendimentos sejam feitos com maior rapidez.

O programa foi apresentado aos gestores privados de saúde , em palestra ministrada pela equipe da Diretoria de Regulação, Controle e Atendimento (DRCA) da Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS), liderada pela diretora Marta Rejane Batista. O evento foi organizado pelo Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado da Bahia (Sindhosba) em parceria com a Associação dos Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia (Ahseb).

Para Raimundo Correia, presidente do Sindhosba, a iniciativa foi positiva. “No encontro anterior, os gestores tiveram muitas dúvidas decorrentes dos problemas que o Sistema Vida apresentavam, principalmente em relação à sua utilização. Com isso, preparamos um novo encontro, para conheceremos a forma de utilizar o programa com esta nova roupagem”, declarou.

“Iniciativas como esta são importantes para nosso segmento. Primeiro porque estreitam as relações entre os gestores municipais e os prestadores da saúde suplementar. Depois fazem com que o associado credenciado, apresente suas dúvidas diretamente à Secretaria Municipal de Saúde”, afirmou o Presidente do Sindicato.

Sistema Vida

O Sistema Vida é um projeto iniciado em 2009 pela Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS). Constituído de módulos, o Sistema tem o objetivo de gerenciar as ações de forma integrada, facilitando o processo de planejamento, monitoração e avaliação dos indicadores de saúde do município.

Para a diretora Marta Rejane Batista, “a principal vantagem do Sistema Vida é a garantia do acesso mais democrático ao atendimento para o usuário, seja de Salvador ou dos 360 municípios que têm convênio com a capital”.

Fonte: Lume/Sindhosba