Sindhosba

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anuncia hoje uma recomendação da vacina contra dengue da Sanofi-Pasteur, já liberada no Brasil, para controle do mosquito em países onde a doença seja endêmica, ou seja, com altas taxas de transmissão. A OMS avalia que a adoção da imunização para controle do mosquito Aedes aegypti pode ajudar os países a atingirem a meta de diminuição de 25% do número de casos e em 50% de mortalidade até 2020.

No Brasil, o endosso da entidade pode levar o Ministério da Saúde a incluir a vacina no Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, o laboratório aguarda a definição de preço que está sendo elaborada pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) para iniciar a comercialização em clínicas particulares.

— Esse passo é fundamental, é como um endosso internacional para a vacina e que certamente é levado em conta pelos governos ao decidir adotá-la ou não — diz a diretora de planejamento estratégico de dengue da Sanofi-Pasteur, Amanda Pinho.

A vacina já teve o registro pedido em 20 países e foi liberada em quatro deles: Brasil, México, Filipinas e El Salvador. A vacina é válida para os quatro tipos de dengue, pode reduzir dois em cada três casos da doença, 80% das hospitalizações e 90% da incidência de casos graves que resultam em mortes, de acordo com os testes realizados.

Fonte: O Globo