SONY DSC
Foto: Neise Soares/Sindhosba

O presidente do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado da Bahia – Sindhosba, Dr. Raimundo Correia, e o assessor jurídico do Sindicato, Dr. Jorge Freitas receberam hoje (11/04) os representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Santas Casas, Entidades Filantrópicas, Beneficentes e Religiosas e em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado da Bahia – Sindisaúde para a primeira rodada de negociações coletivas 2016.

Durante o encontro foi apresentado o cenário político do país, a questão da necessidade de uma reforma no sistema tributário e previdenciário, flexibilização das leis trabalhistas e, a importância que o setor representa na economia do país. Hoje a área representa 9% do Produto Interno Bruto, segundo dados da Organização Mundial da Saúde e 4,3 milhões de empregos de acordo com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.  Outra informação apresentada foram as constantes reclamações de pacientes e funcionários, demissões em massa e alerta dos sindicatos e associações sobre o cenário do setor.

O consultor jurídico do Sindhosba apresentou a proposta aprovada na Assembleia Geral Extraordinária realizada no dia 07 de abril de 2016 que consiste no congelamento dos salários e na manutenção das conquistas anteriores. Segundo o Diretor de Esporte e Lazer do Sinsisaúde, Manoel Moura Ribeiro, os dois lados estão prejudicados com a conjuntura política. “A situação não é confortável para nenhum dos lados e precisamos encontrar estratégias para chegar a um denominador comum”, destacou Manoel.

SONY DSC
Foto: Neise Soares/Sindhosba

Seguindo a mesma linha de pensamento, o presidente do Sindisaúde, Antônio Raimundo Teixeira Carvalho, informou que mantinha a expectativa de fechar a convenção ainda no mês de maio. “Diante do quadro apresentado será difícil fechar a convenção no próximo mês. As unidades de saúde continuam cheias, porém não temos responsabilidade sobre a demora ou não repasse dos valores por prestadores de serviços e empresas de planos de saúde.”, alertou o presidente do Sindisaúde que informou que não irá levar a proposta do Sindhosba para sua Diretoria porque a rejeição foi automática pelos representantes da categoria presentes na reunião.

As negociações continuam na próxima quinta-feira (14/04), 14h, com as reuniões com o Sindicato dos/as Psicólogos/as no Estado da Bahia – SINPSI-BA e Sindicato dos Nutricionistas no Estado da Bahia – SINDNUT. Já na segunda-feira (18/04) ocorre a 2ª rodada de negociações com o Sindisaúde.  Todos aqueles que desejarem participar do Comitê de Negociações Coletivas devem procurar a Secretaria do Sindhosba, enviar e-mail para sindhosba@sindhosba.org.br ou entrar em contato com a Sra. Mariana Santos pelo telefone 71 3082-3760.