680-03180857Sem orientação médica e na dosagem errada, um remédio que deveria curar a infecção pode criar um “exército” de micro-organismos resistentes no corpo e causar sérias complicações no futuro. Na Semana Mundial do Uso Consciente de Antibióticos, que termina no próximo domingo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta para o uso indiscriminado de antibióticos, que pode acabar fortalecendo as bactérias no organismo, em vez de eliminá-las.

Segundo a pesquisadora e bacteriologista do Laboratório de Pesquisa em Infecção Hospitalar do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Ana Paula Assef, interromper o tratamento antes da orientação médica ou fazer automedicação são problemas do uso dos antibióticos:

— Tem gente que toma antibiótico para infecções virais, mas não há bactéria ali. O antibiótico só serve para bactérias.

Além da automedicação, outro problema é a prescrição desnecessária de antibióticos que poderiam ser guardados para situações mais graves.

— Ao receitarmos um antibiótico, além de eliminar bactérias necessárias para a imunidade natural, podemos estimular mutações que causam resistência — explica o infectologista Antonio Carlos Pignatari, representante da Parceria Mundial de Infecção Respiratória (GRIP, em inglês).

Resistência aumenta no mundo todo

De acordo com Ana Paula, a resistência aos antibióticos tem aumentado no mundo todo, e um dos motivos é o uso exagerado do medicamento em hospitais.

— Pacientes hospitalizados, principalmente em UTIs, são mais suscetíveis a infecções, então costumam ser medicados com mais antibióticos — diz a bacteriologista.

Ana Paula alerta ainda para o risco do uso indiscriminado desse tipo de medicação na pecuária:

— É comum dar antibióticos a frangos e porcos, para estimular o crescimento. Mesmo que a carne seja bem cozida, as bactérias podem entrar em contato com a cozinha e com os utensílios. É um risco.

Fonte: EXTRA ONLINE