Sindhosba

CursoInfeccao

Capacitar e discutir com os profissionais de saúde as rotinas no controle de infecção domiciliar, com foco na qualidade, treinamento e prevenção. Este são os objetivos da I Atualização em Controle de Infecção em Home Care, evento promovido pela S.O.S. Vida que será realizado no dia 07 de novembro, na própria empresa (Avenida Dom João VI, 152 – Brotas), durante todo o dia.

De acordo com a médica infectologista da S.O.S. Vida, Áurea Angélica Paste, os serviços de atenção domiciliar (AD) vêm aumentando em toda a Bahia e, como todo serviço de saúde, existe a necessidade de uma equipe específica para o controle e prevenção das infecções. “O mercado necessita de profissionais capacitados para esse campo de trabalho e, infelizmente, ainda não há regulamentação nacional bem definida e consolidada no controle de infecção em home care/AD”, destaca a especialista, que trabalha na empresa desde 2007.

A médica esclarece que hoje as infecções que ocorrem em serviços de saúde são chamadas de IRAS (Infecções Relacionadas àAssistência a Saúde) e podem ocorrer em pacientes  atendidos ou assistidos em qualquer local onde o atendimento é realizado, seja na residência, seja numa unidade de saúde. “Quando o paciente está internado no hospital se chama infecção hospitalar, se está em Home Care/AD, infecção domiciliar”, explica.

Com relação aos cuidados que devem ser tomados para evitar infecções, a médica explica que tanto no Home Care, quanto em qualquer serviço de saúde, os principais cuidados para evitar as IRAS são: a higiene das mãos dos profissionais antes de tocar ou fazer qualquer procedimento no paciente;  seguir as técnicas corretas e seguras para qualquer procedimento realizado no paciente; retirar todo dispositivo invasivo inserido no paciente o mais breve possível; utilizar o mínimo possível os antimicrobianos, entre outros.

A médica destaca ainda que a S.O.S. Vida, única do segmento na Bahia com certificado da JCI (Joint Commission International), tem conseguido diminuir os índices de infecção entre seus pacientes graças ao esforço de sua equipe multiprofissional que atua para prevenir, controlar e minimizar as infecções domiciliares.  Detalhes de como são realizados esses procedimentos serão vistos e discutidos durante a I Atualização em Controle de Infecção em Home Care.

O evento é voltado para médicos, enfermeiros, farmacêuticos, profissionais de Home Care e de controle de infecção. Serão oferecidos certificados aos participantes e as vagas são limitadas. Maiores informações: 71 – 9360-2276 ou pelo e-mail borgesnazario@gmail.com

Fonte: SOS VIDA