Sindhosba

Responsável por regular o setor dos planos privados de saúde, a Agência Nacional de Saúde Suplementar  (ANS) alerta que os cartões de desconto e pré-pagos  não se configuram como planos de saúde e não garantem o acesso ilimitado aos serviços que devem ser oferecidos obrigatoriamente pelas operadoras.

Entre as diferenças dos planos de saúde para os produtos de desconto estão a ausência de contrato entre o usuário e o operador e a forma de pagamento negociada entre o consumidor e o estabelecimento responsável pelo serviço médico, no caso dos cartões.

É preciso lembrar que caso seja necessário realizar um serviço de alto custo, provavelmente, o valor de um cartão de desconto ou pré-pago não será suficiente para permitir esse tipo de atendimento, e aí será preciso assumir o custo de forma integral.

A agência reforça ainda que operadoras de plano de saúde não podem oferecer cartões de desconto ou pré-pagos. Caso isso aconteça, a situação deve ser denunciada à ANS. Em caso de dúvidas se o serviço adquirido é um plano de saúde ou não, e para verificar se a empresa é registrada, o cliente pode entrar em contato com o órgão por meio do site www.ans.gov.br ou pelo Disque ANS 0800 701 9656.

Fonte: Correio *